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Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM): A Importância e as Ferramentas para Ajudar

Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM): A Importância e as Ferramentas para Ajudar

Como o proprietário de uma empresa de pequeno porte, você provavelmente já ouviu este termo ‘Customer Relationship Management’ jogado sobre seu espaço de trabalho ou em suas interações profissionais. Você também provavelmente já implementou alguma forma de CRM, de uma forma elementar e simplesmente não sabia que você estava usando. Neste artigo, vamos dar uma olhada no que é CRM, a importância dele e algumas ferramentas que você pode usar para ajudá-lo com este processo.

O que é Customer Relationship Management?

Lentamente, Customer Relationship Management é um termo que se refere à prática de analisar as interações do cliente e o ciclo de vida do cliente por meio de processos e estratégias.

O objetivo de tais práticas é entender e prever o comportamento do cliente de modo a reter clientes, melhorar as relações com eles, atendendo às suas necessidades e, finalmente, melhorar o negócio.

Importância do CRM

– Prever as necessidades dos clientes de forma eficaz e aumentar o negócio: Um sistema de CRM oferece uma visão histórica do ciclo de vida do cliente e ajuda você a prever suas necessidades e usar essa previsão para mantê-lo como cliente e adquirir novos clientes.

– Acompanhe o cliente e sua rentabilidade para a empresa: um processo CRM eficaz pode fornecer dados para ajudá-lo a acompanhar a rentabilidade de seus clientes. Desta forma, você será capaz de identificar qual cliente pode ser rentável e, talvez, concentrar-se em melhorar as relações com ele com ofertas especiais, ofertas feitas sob encomenda, etc.

– Concentre-se em cada cliente separadamente: Devido aos dados que um CRM fornece em cada cliente, você pode agrupar clientes em tipos de negócios, localização, recibos totais e outras métricas e atribuir gerentes de conta para ajudar a atender as necessidades dos clientes individualmente e fornecer serviços personalizados.

– Adquira novos clientes: Um sistema de CRM eficaz permite que você mantenha clientes existentes, bem como adquirir novos por meio do processo de identificação de clientes em potencial, seus detalhes, mantê-lo no fluxo ‘Oportunidade para negócios’. Uma chamada da equipe de vendas poderia fechar o negócio.

– Custo efetivo: CRMs são muito rentáveis. Além disso, há muito pouca papelada necessária e não requer uma equipe grande para gerenciá-lo.

– Aumente a satisfação do cliente: Uma vez que os CRMs fornecem uma visão geral das necessidades e angústias de um cliente, é relativamente mais fácil identificar seus pontos de fraqueza e trabalhar para fornecer uma solução rápida para ele e, assim, aumentar a satisfação do cliente. A satisfação do cliente, por sua vez aumenta a lealdade e, como conseqüência, o negócio como um todo.

Ferramentas de CRM

Há um monte de ferramentas de CRM que podem ser de muita ajuda para a sua comunicação e análise do cliente. Aqui estão alguns que são os melhores no momento (em nenhuma ordem particular).

Insightly: Ótimo para organizações maiores que procuram mais funcionalidade. Os relatórios fornecem informações aprofundadas – as ferramentas geram relatórios por usuários, organizações, fase, categoria, pipeline e muito mais. A ferramenta acompanha até mesmo se um destinatário abriu um e-mail – fantástico para analisar os resultados de marketing por e-mail e segmentação.

Zoho: Zoho é um sistema operacional popular para empresas, oferecendo tudo que uma empresa pode precisar para aumentar as vendas, produtividade e gerenciar tarefas. Além disso, a ferramenta de CRM que oferecem é adequado para pequenas e médias empresas. O custo da ferramenta de CRM se encaixa bem com o orçamento de um SMB. É uma boa escolha para as empresas especialmente que já utilizam Zoho ferramentas como livros Zoho etc ferramenta Zoho CRM também se integra bem com G Suite por Google Cloud e torna uma escolha óbvia se você já está usando G Suite para e-mail.

Salesforce: Possivelmente a melhor ferramenta de CRM no mercado, a Salesforce permanece acima de sua concorrência com alertas instantâneos, pop-ups de recomendação de melhores práticas, funcionalidades de arrastar e soltar juntamente com sua inteligência analítica. O Salesforce também oferece personalização e recursos avançados, se você precisar. O Salesforce CRM se integra bem com o G Suite e o Microsoft Exchange da Google.

Infusionsoft: A solução CRM da Infusionsoft é apta para pequenas empresas com menos de 30 funcionários. Embora não seja a ferramenta mais barata no mercado e nem dá uma visão aprofundada, é efetivo e fácil de usar em vendas automatizadas e software de marketing por e-mail.

Coisas a ter em mente ao usar um CRM

Um CRM é uma grande ferramenta e muito necessária para a maioria das indústrias, no entanto, se não for usado corretamente, você pode não obter os resultados desejados.

Equipe comprometida: Para implementar efetivamente uma ferramenta de CRM, será necessária uma equipe dedicada que possa analisar dados de forma regular e identificar pontos de dor dos clientes e tentar resolver os problemas dos clientes e manter um bom relacionamento.

Comunicação: A má comunicação entre a equipe que analisa os dados e a equipe que implementa a solução pode prejudicar as relações com o cliente, o buy-in e eventualmente a receita. As equipes precisam trabalhar em sincronia entre si enquanto usam um CRM.

Liderança eficaz: Os líderes precisam liderar pelo exemplo. Se um plano de ação proposto não estiver trabalhando com um cliente, solte-o e trabalhe para criar outro plano plausível. A liderança fraca pode ser problemática na implementação de um plano de CRM.

Conclusão

O que você aprende sobre o comportamento de seu cliente pode ajudá-lo a construir relacionamentos fortes com eles. Quanto melhor o relacionamento com seus clientes, mais bem sucedido seu negócio será. Indo por esta crença, uma ferramenta de CRM poderia ser o ativo mais valioso de sua empresa!

Deixe-nos um comentário e deixe-nos saber que CRM você usa e como ele ajudou a sua empresa crescer.

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